O 9º Salipi, Salão do Livro do Piauí, aconteceu na semana passada, em Teresina. Pude participar do 14º Seminário Língua Viva e, pela primeira vez, conhecer a feira e também a cidade. Fui muitíssimo bem acolhida, adorei conversar com todos sobre leitura e produção de textos. Só tenho a agradecer e a parabenizar os organizadores pelo sucesso. Eu e Wellington Soares, professor, escritor e um dos organizadores do Salipi.
Aqui, no estande da Livraria Anchieta.
Professores de Português do Instituto Dom Barreto. A coordenadora Maria Olinda e a professora Rosilane, do Colégio Diocesano. Esses colégios trabalharão com meu livro Perseguição, da Editora Saraiva. Tinha uma árvore no meio do caminho… O monumento Cabeça de Cuia, no Parque Ambiental Encontro dos Rios. O Cabeça de Cuia faz parte do folclore do Piauí. Quer conhecer a lenda? Clique aqui.
O Poti Velho é um dos bairros mais antigos de Teresina e também uma das principais atrações turísticas. Os artesãos trabalham nos fundos das lojas e a todo momento estão prontos para receber os visitantes. No bairro, há uma cooperativa de 40 mulheres trabalhando com a cerâmica. Antes, elas não tinham de onde tirar o sustento e hoje vivem do artesanato. Belíssimo! Estou na foto com uma delas.
Outra produção artesanal de cerâmica ocorre no Parque Nacional da Capivara, no sudeste do Piauí. Especialistas italianos e brasileiros catalogaram mais de 40 tipos de argila na região. As peças, todas utilitárias, são modeladas ou torneadas pelos artesãos locais. A Cerâmica Serra da Capirava realiza oficinas mensais para crianças e adolescentes, um projeto de arte-educação realizado com as comunidades do entorno do Parque Nacional. Essas peças são de lá. Não são lindas? Eu e a Magna, da Editora Saraiva. Estamos a 95 metros, no mirante da Ponte Estaiada. Teresina é linda!